O Carnaval de Torres Vedras é uma celebração verdadeiramente singular, distinta de qualquer outro evento do género em Portugal. É um festival repleto de calor humano e simpatia, onde as ruas ganham vida com a energia contagiante dos mascarados. As icónicas matrafonas personificam o espírito carnavalesco, mas é a atmosfera envolvente que nos deixa sem palavras, capazes de resistir a dias e noites com pouco descanso e muita dança. Os desfiles são verdadeiros espetáculos, marcados pelo ritmo frenético, movimento e sorrisos radiantes. Os carros alegóricos avançam carregados de energia musical, acompanhados por dançarinos talentosos, deixando para trás uma trilha de mascarados envolvidos pela eletrizante batida da música: tudo muito harmonizado e extremamente bem organizado, num circuito que parece infinito, à volta de vários quarteirões do centro da cidade de Torres Vedras.
Com orgulho, todos se vestem com fantasias criativas, entregando-se ao momento com intensidade. O que mais me cativa neste carnaval? A música pulsante, a dança envolvente e a alegria contagiante que paira no ar: 5 dias seguidos - non-stop!!!. Não há quem fique indiferente a esta festa. Eu vivi estes cinco dias em festa e em constante movimento - pouco dormi. Era a diaba mais feliz do Carnaval e dancei como nunca. Sentia-me em casa. Sentia-me eu. Nunca me senti tão realizada: e tinha o meu anjo comigo!
Explico-te, a seguir, como tudo isto foi feito. Não sem antes me dirigir a ti para te cativar e encorajar a teres mais dedicação para contigo mesma. Sê a empreendedora da tua vida.


Querida mulher guerreira,
Todas nós temos uma conquistadora dentro de nós. E eu sei que dentro de ti há um universo de sonhos, esperanças e desejos que anseiam por serem libertados. Sei também que o caminho não é fácil. Desde cedo, absorvi a essência de lutar pelo que queremos, de nos mantermos em constante aprendizagem e de sermos proativos perante os desafios da vida. Aprendi que a resiliência e a flexibilidade são qualidades essenciais para prosperar no ambiente em que vivemos. Ter a capacidade de nos adaptarmos a diferentes situações e de comunicarmos eficazmente com todos os tipos de pessoas tornou-se uma habilidade fundamental que tenho vindo a desenvolver ao longo dos anos.
No entanto, mesmo com todo esse conhecimento e experiência, sempre me senti aprisionada pelas imposições normais dos trabalhos que tinha. Percebi que as tarefas que desempenhava no meu trabalho poderiam ser executadas de maneira mais eficiente e criativa, mas muitas vezes não tinha autonomia para implementar mudanças significativas. Isso gerava em mim alguma insatisfação e um sentimento de falta de realização, sentia que não estava verdadeiramente feliz dentro dessas limitações. As limitações a nível de horários, tendo filhotes à minha espera para dar início à parte mais longa do dia em família, o fim de dia de trabalho e a ter de chegar tarde a casa, e com isso perder muito tempo útil, de verdadeira satisfação, com quem mais importa.

Ao longo da minha jornada, nutri sonhos pessoais que, infelizmente, nunca passaram disso mesmo: sonhos. A paixão que tenho pela dança, pelo desporto e pela moda, sempre ardeu dentro de mim: especialmente nos momentos mais desafiadores. O desejo de abrir o meu próprio negócio, onde pudesse explorar e desenvolver essas paixões, era constante. No entanto, a falta de confiança e a incapacidade de encontrar a força interior necessária para dar o primeiro passo sempre foram obstáculos difíceis de superar. A este obstáculo sobrepôs-se sempre, como em todos os casos, o conhecimento e ferramentas necessárias para o conseguir. A desmotivação e o receio do desconhecido muitas vezes me paralisavam, impedindo-me de perseguir ativamente os meus sonhos.



Quando a pandemia chegou, veio carregada tanto de desafios como de oportunidades. Nessa altura percebi que não vivia: eu cumpria horários. A rotina diária era uma sucessão de compromissos cronometrados: levar os filhotes à escola, seguir para o trabalho enfrentando filas intermináveis, passar horas no escritório, para depois enfrentar um trânsito caótico a caminho de buscar os meus filhos, levá-los à natação e, finalmente, chegar em casa para preparar o jantar, conversar um bocadinho com os filhotes e pô-los a dormir às 21h30: não tinha vida - sobrevivia!
A pandemia mudou tudo. De repente: vi-me com tempo extra. Começei a treinar todos os dias em casa, conseguia fazer refeições sem pressa, ajudava os filhotes nos trabalhos da escola e cuidava da casa, tudo enquanto trabalhava remotamente. Foi durante esse período que comecei a alimentar o desejo de trabalhar por conta própria, principalmente na área do desporto. Sonhava em criar o meu próprio ginásio, onde pudesse haver uma aula de dança e eu a aluna mais assídua. No entanto, esses sonhos pareciam distantes e inalcançáveis.
Foi então que conheci o meu maridão, e tudo mudou. Ele é um empreendedor nato, e juntos decidimos dar uma nova direção às nossas vidas. Mudei-me para Torres Vedras com os filhotes. E a nossa família, de três elementos, cresceu para seis! Tornámo-nos na família com que sempre sonhei, repleta de amor e cumplicidade, com quatro filhotes a preencher os nossos dias com alegria, amor incondicional e algumas dores de cabeça diferentes. Mas só após 2 anos de muito debate, entendimento e vivência dos processos, começámos a perceber os nossos objetivos individuais e como poderíamos alcançá-los juntos. Porque juntos: somos mais fortes!
Muitas vezes, o maior obstáculo para alcançar os nossos sonhos é a falta de confiança em nós mesmas. No entanto, tudo começa em acreditarmos no nosso potencial e com um desejo ardente de concretizar os nossos objetivos. A chave está em dar o primeiro passo, mesmo que seja pequeno, e em começar a explorar as possibilidades. Pode ser assustador e desafiador no início, mas é importante lembrar que cada jornada começa com um simples passo em frente.




É válido procurar apoio externo, seja do teu marido, namorado ou pessoas próximas que possam oferecer orientação e suporte. No entanto, é fundamental reconhecer que ninguém conhece os teus desejos, paixões e capacidades tão bem quanto tu própria. És única e tens dentro de ti tudo o que precisas para alcançar o sucesso. Confia na tua intuição, na tua força interior e na tua capacidade de superar desafios. Não subestimes o poder da tua determinação e da tua vontade de seguir em frente.
Portanto, não hesites em dar o primeiro passo em direção aos teus sonhos. Investiga, aprende, experimenta e não te deixes paralisar pelo medo do desconhecido. Lembra-te sempre de que és capaz de enfrentar qualquer desafio que surja no teu caminho. Acredita em ti mesma e no poder transformador que reside dentro de ti. O mundo está à espera das tuas realizações, e só tu tens o poder de tornar os teus sonhos realidade. Então: avança com confiança, determinação e a convicção de que és merecedora de todo o sucesso que a vida tem para te oferecer.
Agora é o momento de olhares para dentro de ti mesma e descobrires o poder que tens sempre contigo: à espera de ser despertado. Para desenvolveres a tua autoconfiança, a primeira coisa e a mais importante que tens que fazer é: acreditares em ti mesma. Sim, sei que isso pode parecer clichê, mas é a base de tudo. Tu és capaz, tens talentos únicos e mereces alcançar tudo o que desejas na vida. Não deixes que os pensamentos negativos te impeçam de brilhar. Substitui-os por afirmações positivas todos os dias. Diz a ti mesma que és suficiente, que és forte e que és capaz de enfrentar qualquer desafio que a vida te apresentar. Lembras-te daquela sensação de realização quando alcanças algo que te propuseste a fazer? É isso que precisas cultivar. Define metas realistas e alcançáveis e trabalha arduamente para as concretizares. Celebra cada pequena vitória ao longo do caminho. Lembra-te: o autorreforço é fundamental para manter a motivação e a confiança em ti mesma.
Para além disso, podes desenvolver-te e capacitar-te com muitas ferramentas como aquelas que o meu maridão me deu a conhecer: algumas por experiência dele próprio; outras disponíveis e espalhadas pela net. Falo de ferramentas de brainstorming; ideação; apoio à decisão; mapas mentais; e muitas outras. Sou-lhe eternamente grata.



E o que escrevo acima, literalmente, foi o que fiz. Após decidir, em conjunto com o meu marido, agarrar uma oportunidade que apenas surgiu em Janeiro: arregacei as mangas - arregaçámos - e colocámos mão à obra. A oportunidade que surgiu? Adquirimos um quiosque, sem licença de serviços, na praça mais central e icónica de Torres Vedras. Esta situação, bem trabalhada, vem complementar a Academia de Empreendedorismo Jovem e Incubadora de Startups/Cowork que o meu marido vai iniciar em breve.
Imagina o cenário: o Carnaval está prestes a começar, a duas semanas de distância, e surge a oportunidade de adquirir um quiosque na movimentada praça central de Torres Vedras – sem licenciamento e condições para operar. Parecia uma ideia louca, quase irrealizável, mas com determinação e trabalho árduo, acreditámos. Ainda que sem experiência nenhuma do meio, e sem nunca ter tirado uma imperial na vida: eu e o meu maridão decidimos avançar. Em apenas duas semanas, transformámos esse sonho em realidade.
A primeira etapa foi lidar com a papelada: licenciamento, legislação, regulamentação. Não houve atalhos ou favores: cada detalhe foi meticulosamente verificado e cumprido. Não podemos vender imperiais? Vendemos latas. Não podemos vender sandes? Compramos empadas empacotadas: foram um sucesso. Foi não, atrás de não. E o nosso sim, atrás de sim. Investimos tempo e energia para garantir que tudo estivesse em conformidade, preparando o terreno para o que estava para vir. Em paralelo, não podíamos ignorar a parte prática: o software de registo e pagamento, os processos operacionais, os fornecedores, a imagem e a mensagem que queríamos transmitir. Cada aspecto do negócio foi cuidadosamente planeado e executado, mesmo que isso significasse noites sem dormir e esforço extra.




Quando o Carnaval chegou: estávamos prontos. Abrimos as portas do nosso quiosque, prontos para receber os foliões sedentos de diversão e delícias. Apesar do frio e da chuva torrencial que desafiavam a nossa determinação: nada nos deteve. Participámos no serviço a quase meio milhão de pessoas, cada uma delas com uma história, um sorriso, uma memória para guardar. O que mais me marcou não foi apenas o sucesso do empreendimento, mas sim a sensação de realização pessoal. Naquele momento, dançando ao som da música do Carnaval, rodeada pela minha equipa e pelos clientes felizes, senti uma profunda gratidão e orgulho. Foi um momento de clareza, onde percebi que, apesar de todas as dúvidas e incertezas, eu era verdadeiramente capaz de alcançar o impossível. E assim, este episódio tornou-se um marco na minha vida, uma lembrança vivida de que não há limites para os nossos sonhos quando acreditamos em nós mesmos e nos dedicamos de corpo e alma à sua realização. Este Carnaval de Torres Vedras 2024 mudou a minha perspectiva, reforçou a minha confiança e mostrou-me que, com coragem e determinação, podemos alcançar o que quer que desejemos. Foi um momento inesquecível, que guardarei para sempre no coração como um símbolo do poder da resiliência e da paixão empreendedora.
A ti: digo-te: é hora de deixar de lado o medo e abraçar a coragem. Se tens um sonho, perseguir esse sonho é o teu dever para contigo mesma. Não permitas que o medo do fracasso te impeçam de tentar. Lembra-te que o verdadeiro fracasso é não tentar. Acredita em ti mesma e no teu potencial para superar qualquer obstáculo que surja no teu caminho.
Acredita que és capaz de transformar sonhos em realidade. Nunca subestimes o poder dos teus sonhos. Eles são a tua bússola interior, guiando-te na direção do teu propósito mais elevado. Acredita que és capaz de transformar esses sonhos em realidade. Visualiza-te a alcançar esses objetivos e trabalha com determinação para lá chegar. Lembra-te que o universo conspira a teu favor quando estás alinhada com os teus sonhos e com o teu propósito.
Torna-te empreendedora da tua própria vida. Chegou a hora de seres a protagonista da tua própria vida. Se tens paixões e interesses que gostarias de transformar em negócio, não hesites em fazê-lo. Lembra-te que não precisas de uma formação específica ou de muito dinheiro para começar. Começa com o que tens, onde estás, e vai construindo a partir daí. O importante é dar o primeiro passo e continuar a avançar, mesmo que seja um passo de cada vez.


Sim: ajuda em muito ter o meu maridão ao lado – alguém que apenas trabalhou para ele próprio e já conta com mais de 25 anos de experiência. Ele conhece as ferramentas e vai ensiná-las aos jovens. Estas servem para todos: é um privilégio, de facto. Vai-me acompanhando para saberes mais: à medida que tudo vai acontecendo.
Para já, deixo-te aqui um exemplo de passos para acreditar no valor próprio e na concretização de sonhos:
- Identifica os teus talentos e paixões;
- Escolhe os dois ou três – para não dizer apenas um – que te são mais próximos ou íntimos; aqueles que mexem mais contigo;
- Define o que poderias fazer com eles, bem como metas claras e alcançáveis (e.g. objectivos SMART);
- Cria um plano de ação e trabalha consistentemente para o concretizares;
- Procura apoio e orientação de pessoas que já alcançaram o sucesso na área em que desejas empreender;
- Mantém uma mentalidade positiva e resiliente, mesmo quando enfrentas desafios – vão ser muitos;
- Celebra cada pequena vitória ao longo do caminho.

Querida mulher guerreira: lembra-te que o poder de transformar a tua vida está dentro de ti. Não permitas que o medo ou a dúvida te impeçam de alcançar o teu pleno potencial. Confia em ti mesma, acredita nos teus sonhos e ousa ser a protagonista da tua própria história. O mundo está à espera do teu brilho único e das tuas realizações extraordinárias.
Com amor e carinho,

Fundadora, amo: me
Referências e agradecimentos
#1 Ao meu maridão e à minha família linda.
Adicionar comentário
Comentários